Consulta Pública nº 77

Abemaciclibe, palbociclibe e succinato de ribociclibe para o tratamento de pacientes adultas com câncer de mama avançado ou metastático com HR+ e HER2-

A CONITEC divulgou o relatório preliminar pela não incorporação do abemaciclibe, palbociclibe e ribociclibe para tratamento de pacientes de câncer de mama metastático HR+ e HER2-. Precisamos nos mobilizar para pressionar pela mudança do parecer.

Os relatórios completos disponibilizados pela CONITEC estão disponíveis abaixo:


A FEMAMA defende a incorporação no SUS do abemaciclibe, do palbociclibe e do ribociclibe em todas as suas indicações, sendo condição precípua para equidade no tratamento oncológico no Brasil. O posicionamento da FEMAMA está disponível clicando aqui.

Siga o passo a passo abaixo e contribua!


  • PASSO 1 - Acesse o formulário e selecione pessoa física. Caso seja pessoa jurídica, selecione a opção correspondente e siga os passos.
Image
  • PASSO 2 - Preencha alguns dados pessoais.
Image
  • PASSO 3 - É importante que você diga de que forma você deseja contribuir.
Image
  • PASSO 4 - Preencha os seus dados de identificação - só é aceito uma contribuição por CPF, por isso é necessário identificar-se.
Image
  • PASSO 5 - É importante que você deixe claro que você ouviu falar da consulta pública pela FEMAMA.
Image
  • PASSO 6 - Aqui é um ponto de alerta: selecione “Formulário de Experiência ou Opinião”, a menos que você seja médico, profissional da saúde e possa falar enquanto especialista com evidências científicas.
Image
  • PASSO 7 - Este é o passo mais importante da sua contribuição. Você deve se posicionar a favor da incorporação dos medicamentos, clicando em “Eu acho que deve ser incorporado no SUS”. Fique à vontade para comentar sobre os benefícios e a importância de ter os medicamentos disponíveis para todas as pacientes que dele precisarem. Se você precisar de ajuda para escrever, você pode encontrar aqui!
Image
  • PASSO 8 - Prossiga dando detalhes da sua experiência com os medicamentos, caso você tenha tido. Caso não tenha utilizado os medicamentos analisados, é possível pular essas perguntas.
Image
  • PASSO 9 - Se você teve experiência com outros medicamentos para tratar a doença, responda sim para a pergunta 25 e forneça mais detalhes. Caso não tenha utilizado outros medicamentos além dos que estão sendo analisados, responda não. É necessário responder alguma coisa, caso contrário, não será possível enviar. 
Image
  • PASSO 10 - Se você quiser enviar arquivos e documentos, como indicação para os medicamentos, exames, cartas, abaixo-assinados ou ofícios, por exemplo, acesse o link e anexe e confirme que enviou. Caso contrário, selecione “Não enviei nenhum anexo”. Após isso, clique em enviar e pronto! Você contribuiu para que mais mulheres tenham acesso!
Image