Câncer de Mama

O câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres, representando cerca de 25% de todos os cânceres femininos no Brasil. O diagnóstico precoce é a melhor arma para combater a doença, pois, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), salva 95% das mulheres.

O que Aumenta o Risco

Fatores de risco não modificáveis:
  • Idade: o risco de câncer de mama aumenta com a idade. A maioria dos casos é diagnosticada em mulheres com mais de 50 anos.
  • Genética: algumas mulheres têm maior risco de câncer de mama devido a alterações genéticas hereditárias, como a mutação nos genes BRCA1 ou BRCA2.
  • Histórico familiar: mulheres com histórico familiar de câncer de mama têm maior risco de desenvolver a doença.
Fatores de risco modificáveis:
  • Obesidade: mulheres obesas têm maior risco de câncer de mama.
  • Tabagismo: o tabagismo aumenta o risco de câncer de mama, especialmente em mulheres na pós-menopausa.
  • Álcool: o consumo excessivo de álcool aumenta o risco de câncer de mama.
  • Dieta: uma dieta rica em gorduras saturadas e colesterol pode aumentar o risco de câncer de mama.
  • Atividade física: a falta de atividade física pode aumentar o risco de câncer de mama.

CLASSE TERAPÊUTICA - INIBIDORES DAS ENZIMAS CDK4 e CDK6

Abemaciclibe é um inibidor das enzimas CDK4 e CDK6 utilizado para o tratamento do subtipo mais comum de câncer de mama metastático, chamado HR+/HER2- (receptor hormonal positivo/receptor de fator de crescimento epidérmico humano 2 negativo).2

A terapia é administrada em combinação com inibidor de aromatase (anastrozol ou letrozol) como tratamento inicial ou em combinação com fulvestranto, em casos de progressão da doença, após terapia hormonal inicial ou ainda em monoterapia em mulheres refratárias à terapia endócrina cuja doença progrediu e já tenha recebido de 1 a 2 regimes quimioterápicos anteriores.2

Abemaciclibe também é indicado para uso em combinação com terapia endócrina para o tratamento adjuvante de pacientes adultos com câncer de mama precoce, com alto risco de recorrência, receptor hormonal HR+/HER2-.2

A medicação é disponibilizada em forma de comprimidos, podendo ser utilizado em casa, facilitando o tratamento sem alterar a rotina do paciente, e possui um perfil de segurança tolerável, caracterizado por eventos adversos que geralmente são manejáveis.2
Os inibidores das enzimas CDK4 e CDK6 são utilizadas para o tratamento do subtipo mais comum de câncer de mama, chamado HR+/HER2- (receptor hormonal positivo/receptor do fator de crescimento epidérmico humano 2 negativo).
Estão em avaliação três medicamentos dessa classe terapêutica:

Está em avaliação nesta classe terapêutica:

Abemaciclibe

Foi submetido à ANS (Agência Nacional da Saúde Suplementar) para avaliação e incorporação aos planos de saúde o Abemaciclibe. A submissão do mesmo medicamento fez-se para a seguinte indicação:

UAT 108 – ABEMACICLIBE - incorporação de abemaciclibe em combinação com terapia endócrina para o tratamento de pacientes com câncer de mama inicial RH+/HER2-, linfonodo positivo de alto risco de recorrência no rol de procedimentos da Saúde Suplementar.
A indicação teve parecer DESFAVORÁVEL À INCORPORAÇÃO pela ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar). Assim, ao manifestar-se na consulta pública, se for do seu acordo para a incorporação com base nas evidências apresentadas, é preciso selecionar a opção “Discordo com a recomendação preliminar”.

Mais informações disponibilizamos no passo a passo para contribuição na opção abaixo “Contribua Aqui”.