A campanha
Nos últimos anos o avanço da medicina trouxe mais qualidade de vida, melhores prognósticos, novos tratamentos e um novo olhar personalizado para o câncer de mama. Com o propósito de atuar durante toda a jornada da paciente com a doença, a FEMAMA também luta por acesso a tratamento tanto na esfera pública quanto na privada.
O site Dê Mais Atenção #ELAPRECISA é um espaço pensado e criado para sensibilizar a sociedade, informá-la das consultas públicas em andamento e contribuir para suas incorporações.
Nosso compromisso está na redução do número de mortes por câncer, principalmente o de mama e novas tecnologias são um importante aliado nessa luta!
Faça parte você também! Dê Mais Atenção #ELAPRECISA
O QUE É CONITEC ?
O QUE É ANS ?
Na Saúde Suplementar, que é o caso dos Planos de Saúde, ocorre o processo de atualização da cobertura mínima obrigatória dos planos de saúde, ou seja, processo de revisão do Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde.
Esta revisão é feita periodicamente pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), com etapas e fluxos previamente definidos, dispostos na Resolução Normativa nº 439/18.
E, assim como na avaliação para incorporações no SUS, na Saúde Suplementar também é considerada a Participação Social.
Isso é feito por meio de formulários específicos, disponibilizados no portal da ANS, para toda a sociedade, sempre no início dos ciclos de atualização do Rol.
CONSULTA PÚBLICA EM SAÚDE
A Consulta Pública faz toda a diferença para garantir transparência entre a administração pública e a sociedade. Funciona como um mecanismo de publicidade, em que o poder público consegue obter informações, opiniões e críticas sobre um determinado tema em discussão. Assim, a sociedade exerce participação mais ativa em relação às políticas públicas, por isso nosso engajamento é muito importante, já que as decisões afetam diretamente a vida de todos.
É nesta etapa que o órgão recebe opiniões, informações e críticas da população a respeito do medicamento ou tecnologia relacionada à saúde que esteja sendo direcionada ao SUS. A participação dos pacientes, seus cuidadores, profissionais da saúde e demais pessoas que convivam com pacientes é fundamental para se ter uma amostra real dos impactos da doença e das experiências de quem convive com ela. A pesquisa pública é, ainda, uma das diretrizes do SUS e está prevista em lei.
Essa é uma janela de oportunidade e de mobilização social. Estamos no momento da consulta pública para avaliação dessas tecnologias. O acesso à medicina personalizada para o câncer de mama depende do engajamento da população, que deve participar da consulta pública para possibilitar uma incorporação desses medicamentos no SUS.