Abemaciclibe

Posicionamento FEMAMA – Abemaciclibe


No Brasil, anualmente são registrados mais de 73 mil casos novos de câncer de mama, de acordo com o INCA – Instituto Nacional do Câncer. Segundo o INCA, 53,3% dos casos de câncer de mama no Brasil foram diagnosticados em estágio inicial (I e II) em 2022. O subtipo mais comum é o ER+, PR+, HER2-, que representa cerca de 70% dos casos, o subtipo mais comum. Mesmo dentro desse subtipo, o câncer de mama é uma doença heterogênea, onde diversas variáveis clínicas e biológicas podem afetar o risco de recorrência, como o fato de acometer gânglios linfáticos ou não, o estadiamento e ainda as próprias características biológicas do tumor, por exemplo.

Com base em dados atualizados do estudo monarchiE de fase 3 para Abemaciclibe, apresentados na ASCO 2023, mostrando benefícios sustentados nesta população de pacientes no tratamento para câncer de mama precoce, com alto risco de recorrência, a FEMAMA manifesta-se:

- FAVORAVEL à incorporação de abemaciclibe em combinação com terapia endócrina para o tratamento de pacientes com câncer de mama inicial RH+/HER2-, linfonodo positivo de alto risco de recorrência no rol de procedimentos da Saúde Suplementar.