Image

Consulta Pública nº 81
Atualização do Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde – Ciclo 2019/2020

A ANS recomendou inicialmente a não inclusão no Rol de tecnologias em saúde do Teste de 21 Genes para perfil de expressão gênica de tumor de mama. O relatório técnico completo de recomendação da ANS está disponível clicando aqui.

A FEMAMA defende a incorporação do Teste de 21 Genes para perfil de expressão gênica de tumor de mama no Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), sendo condição precípua para equidade no tratamento oncológico no Brasil. O Posicionamento da FEMAMA está disponível clicando aqui.

Passo 1 - Acesse o formulário


Você verá essa tela:

Passo 2 - Localize a caixa de comentário

Descendo a página você irá encontrar o local onde irá enviar o seu comentário, como a imagem abaixo:

Passo 3 - Identifique a tecnologia e dê sua opinião

Antes de escrever sua justificativa, você deve selecionar qual das recomendações você irá falar sobre. Existem muitas outras tecnologias sendo avaliadas ao mesmo tempo, então é importante que você selecione a correta: 118_TESTE DE 21 GENES PARA PERFIL DE EXPRESSÃO GÊNICA DE TUMOR DE MAMA.
Na caixa de seleção ao lado desta, você irá ver uma caixa escrito “Opinião”. Ali você escreverá um resumo da sua opinião sobre o procedimento. No caso deste, ANS recomendou que não fosse incluído. Já que nós queremos que ele seja incluído, é preciso discordar da recomendação. Dessa forma, selecione como na imagem:

Passo 4 - Justifique sua escolha

Agora chegou o momento de escrever o motivo pelo qual você quer que este medicamento seja incluso no campo “Justificativa”.

Neste link, você encontra o Posicionamento da FEMAMA em relação a esta tecnologia e alguns argumentos que você pode se basear para escrever a sua justificativa. Encorajamos que faça com as suas palavras, uma vez que muitas contribuições repetidas podem não ser consideradas na análise e ter um peso menor da decisão.

Após terminar de escrever a justificativa, clique em “+ Incluir comentário”. Você irá ver que um tipo de “recibo” será gerado logo abaixo, como na imagem a seguir. Depois disso, é só clicar em “Continuar” e você poderá seguir para seus dados pessoais.

Passo 5 - Identificação do Participante

É possível participar contribuindo como pessoa física ou pessoa jurídica (empresas). Você deve preencher o seu nome, de qual entidade você faz parte, e que tipo de contribuinte é você. No caso da FEMAMA, a título de exemplo, nós iríamos marcar que somos “Grupos/associação/organização de pacientes”. Coloque seu e-mail de contato, e clique em Enviar.

Pronto! Agora você participou com sucesso da Consulta Pública nº 81/2020.

Você também pode acessar aqui o vídeo do passo a passo: