Image

Consulta Pública nº 81
Atualização do Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde – Ciclo 2019/2020


A ANS recomendou inicialmente a não inclusão no Rol de tecnologias em saúde do Olaparibe para tratamento do câncer de mama HER2-negativo metastático. O relatório técnico completo de recomendação da ANS está disponível clicando aqui.

A FEMAMA defende a incorporação do olaparibe no Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), sendo condição precípua para equidade no tratamento oncológico no Brasil. O posicionamento da FEMAMA está disponível clicando aqui.

Passo 1 - Acesse o formulário


Você verá essa tela:

Passo 2 - Localize a caixa de comentário

Descendo a página você irá encontrar o local onde irá enviar o seu comentário, como a imagem abaixo:

Passo 3 - Identifique a tecnologia e dê sua opinião

Antes de escrever sua justificativa, você deve selecionar qual das recomendações você irá falar sobre. Existem muitas outras tecnologias sendo avaliadas ao mesmo tempo, então é importante que você selecione a correta: 225_OLAPARIBE_MAMA.
Na caixa de seleção ao lado desta, você irá ver uma caixa escrito “Opinião”. Ali você escreverá um resumo da sua opinião sobre o tratamento. No caso deste, ANS recomendou que não fosse incluído. Já que nós queremos que ele seja incluído, é preciso discordar da recomendação. Dessa forma, selecione como na imagem a baixo.

Passo 4 - Justifique sua escolha

Agora chegou o momento de escrever o motivo pelo qual você quer que este medicamento seja incluso no campo “Justificativa”.

Neste link, você encontra o Posicionamento da FEMAMA em relação a esta tecnologia e alguns argumentos que você pode se basear para escrever a sua justificativa. Encorajamos que faça com as suas palavras, uma vez que muitas contribuições repetidas podem não ser consideradas na análise e ter um peso menor da decisão.

Após terminar de escrever a justificativa, clique em “+ Incluir comentário”. Você irá ver que um tipo de “recibo” será gerado logo abaixo, como na imagem a seguir. Depois disso, é só clicar em “Continuar” e você poderá seguir para seus dados pessoais.

Passo 5 - Identificação do Participante

É possível participar contribuindo como pessoa física ou pessoa jurídica (empresas). Você deve preencher o seu nome, de qual entidade você faz parte, e que tipo de contribuinte é você. No caso da FEMAMA, a título de exemplo, nós iríamos marcar que somos “Grupos/associação/organização de pacientes”. Coloque seu e-mail de contato, e clique em Enviar.

Pronto! Agora você participou com sucesso da Consulta Pública nº 81/2020.

Você também pode acessar aqui o vídeo do passo a passo: