Image

Consulta Pública nº 81
Atualização do Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde – Ciclo 2019/2020


A ANS realizou suas recomendações iniciais para o Rol de tecnologias em saúde de três tratamentos que utilizam o Abemaciclibe para o tratamento de avançado ou metastático RH positivo e HER2 negativo. O relatório técnico completo de recomendação da ANS de cada um está disponível clicando em seus respectivos nomes:
1. Abemaciclibe associado a fulvestranto;
2. Abemaciclibe em combinação com um inibidor de aromatase;
3. Abemaciclibe como monoterapia para pacientes que progrediram após terapia endócrina e quimioterapia prévia no cenário metastático.

A FEMAMA defende a incorporação do abemaciclibe para todos os tipos de tratamento acima no Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), sendo condição precípua para equidade no tratamento oncológico no Brasil. O parecer técnico da FEMAMA está disponível clicando aqui.

Passo 1 - Acesse o formulário


Você verá essa tela:

Passo 2 - Localize a caixa de comentário

Descendo a página você irá encontrar o local onde irá enviar o seu comentário, como a imagem abaixo:

Passo 3 - Contribuição da 1ª indicação

Antes de escrever sua justificativa, você deve selecionar qual das recomendações você irá falar sobre. Existem muitas outras tecnologias sendo avaliadas ao mesmo tempo, então é importante que você selecione a correta: 222_ABEMACICLIBE_MAMA_IND1_ASSOCIADA FULVESTRANTO.
Na caixa de seleção ao lado desta, você irá ver uma caixa escrito “Opinião”. Ali é um resumo da sua opinião sobre o tratamento. No caso deste, ANS recomendou que o remédio fosse incluído. Já que nós queremos o mesmo, é preciso concordar da recomendação. Dessa forma, selecione como na imagem:

Agora chegou o momento de escrever o motivo pelo qual você quer que este medicamento seja incluso no campo “Justificativa”. Neste link, você encontra o Posicionamento da FEMAMA em relação a esta tecnologia e alguns argumentos que você pode se basear para escrever a sua justificativa. Encorajamos que faça com as suas palavras, uma vez que muitas contribuições repetidas podem não ser consideradas na análise e ter um peso menor da decisão.

Após terminar de escrever a justificativa, clique em “+ Incluir comentário”. Você irá ver que um tipo de “recibo” será gerado logo abaixo, como na imagem a seguir. Depois disso, NÃO CLIQUE EM “CONTINUAR”.

Passo 4 - Contribuição da 2ª indicação

Nós agora iremos retornar para as caixas de seleção porque, como dissemos, existem outros tipos de indicação para o mesmo medicamento. Agora você irá selecionar a opção 223_ABEMACICLIBE_MAMA_IND2_ASSOCIADO A INIBIDOR DE AROMATASE.

Depois você irá novamente na caixa de seleção ao lado desta, onde você irá ver uma caixa escrito “Opinião”. No caso deste, ANS recomendou que não fosse incluído. Já que nós queremos que ele seja incluído, é preciso discordar da recomendação. Dessa forma, selecione como na imagem:

Agora você, como na anterior, irá escrever o motivo pelo qual você quer que este medicamento seja incluso no campo “Justificativa”. Neste novo link, você encontra o Posicionamento da FEMAMA em relação a esta tecnologia e alguns argumentos que você pode se basear para escrever a sua justificativa. Encorajamos que faça com as suas palavras, uma vez que muitas contribuições repetidas podem não ser consideradas na análise e ter um peso menor da decisão.

Após terminar de escrever a justificativa, clique novamente em “+ Incluir comentário”. Você irá ver que outro tipo de “recibo” será gerado, como na imagem a seguir, logo acima do seu recibo anterior. Depois disso, NÃO CLIQUE EM “CONTINUAR”. Temos mais uma indicação para justificar.

Passo 5 - Contribuição da 3ª indicação

Nós agora iremos, mais uma vez, retornar para as caixas de seleção. Agora você irá selecionar a opção 224_ABEMACICLIBE_MAMA_IND3_MONOTERAPIA.

Depois você irá na caixa de seleção “Opinião”. No caso deste, ANS também recomendou que não fosse incluído. Então como no anterior, nós iremos discordar da recomendação. Dessa forma, selecione como na imagem:

Agora você, como na anterior, irá escrever o motivo pelo qual você quer que este medicamento seja incluso no campo “Justificativa”. Neste novo link, você encontra o Posicionamento da FEMAMA em relação a esta tecnologia e alguns argumentos que você pode se basear para escrever a sua justificativa. Encorajamos que faça com as suas palavras, uma vez que muitas contribuições repetidas podem não ser consideradas na análise e ter um peso menor da decisão.

Após terminar de escrever a justificativa, clique em “+ Incluir comentário” pela última vez. Seu novo recibo será gerado, como na imagem a seguir. Depois disso, você pode finalmente clicar em “Continuar” e você poderá seguir para seus dados pessoais. 

Passo 6 - Identificação do Participante

É possível participar contribuindo como pessoa física ou pessoa jurídica (empresas). Você deve preencher o seu nome, de qual entidade você faz parte, e que tipo de contribuinte é você. No caso da FEMAMA, a título de exemplo, nós iríamos marcar que somos “Grupos/associação/organização de pacientes”. Coloque seu e-mail de contato, e clique em Enviar.

Pronto! Agora você participou com sucesso da Consulta Pública nº 81/2020.

Você também pode acessar aqui o vídeo do passo a passo: